Exposição Madeleine Vionnet em Paris


O Museu de Artes Decorativas em Paris presta uma homenagem a Madeleine Vionnet e à sua contribuição para mudar a face da moda desde 1912 até 1939, quando fechou a sua casa de moda na sombra da II Guerra Mundial.
Nos círculos da moda manteve-se uma lenda, uma das primeiras modernizadoras e uma das mais inovadoras designers do seu tempo, sobretudo com o uso pioneiro do corte em viés e draping que libertava o corpo das mulheres das restrições de um corpete.
A sua influência nas gerações seguintes de designers, como se verificou com Cristobal Balenciaga, Azzedine Alaia e Yohji Yamamoto, não tem paralelo.
Vionnet era uma purista, uma perfeccionista, inspirada na beleza clássica da antiguidade Grega como mostrada na simplicidade do “peplos” – um lençol rectangular a envolver o corpo, atado no ombro e ajustado na cintura. E construiu os seus designs em volta de três formas modelo: o rectângulo, o quadrado e o círculo.
Nunca se preocupou com desenhos preliminares, mas registou todas as suas criações com fotos da parte da frente, trás e lados, numeradas e mantidas em álbuns de arquivo. Os álbuns e as bonecas estão em exposição, tendo sido parte do generoso legado de Vionnet doado ao museu antes da sua morte, em 1975, aos 98 anos.
Numa década estabeleceu a sua assinatura. Não foi a primeira a cortar em viés mas nunca o método tinha sido usado num vestido inteiro, uma técnica que lhe deu uma nova dinâmica, segundo Golbin (responsável pela exposição). A ela dá-se também o crédito de ter popularizado as golas tipo capuz e as peças presas apenas no pescoço.
O seu material de eleição era o crepe, do leve como uma pena ao ultra pesado, por causa da sua fluidez. A partir de 1930, os produtores começaram a produzi-lo com larguras de 1,4 a 2 metros, permitindo que vestidos completos fossem cortados em viés, para produzir os modelos sinuosos e pendentes que eram a sua marca. A precisão do corte era fundamental. A decoração nunca era supérflua mas uma parte integrante da estrutura e equilíbrio de cada peça, incluindo as delicadas rosas à volta da cintura.A exposição estará aberta por mais tempo do que o habitual, até Janeiro de 2010, para estar presente em todas as grandes datas do calendário de moda de Paris, de modo a que o máximo de pessoas a possa ver. «Estes vestidos não são vistos há anos e, depois disto, serão novamente guardados por muito tempo. Este é o momento deles para brilharem», conclui Golbin.


In "Jornal Têxtil"

Deseja conhecer quais os resultados do inquérito realizado a profissionais de Consultadoria em Imagem?


Na Relooking Boutique pode encontrar à venda um cd com todos os resultados do inquérito nacional realizado em 2008 pelo RICI, a profissionais da Consultadoria em Imagem, apoiadas pelo AFIPP, e escolas IDRI e Academia Looking.
Enviado para mais de 200 consultores de imagem que trabalham no território francês, português e brasileiro, entre Dezembro 2008 e Fevereiro 2009, o inquérito do RICI tem por objectivo preparar um relatório pormenorizado desta actividade recente
Graças ao envolvimento do RICI e os seus parceiros, a elevada taxa de retorno (39%) da pesquisa permite identificar diferentes perfis de imagem consultor, situações de trabalho, perspectivas de evolução de negócio e muitas outras questões.
Para mais informações, consulte: www.relookingboutique.com

Visita ao salão Prét-a-Porter Paris


O RICI proporciona aos seus membros e a todos os antigos alunos da Academia Looking a possibilidade de visitar no próximo dia 4 de Setembro, o salão Prét-a-Porter em Paris, ao disponibilizarem entradas gratuitas neste salão, onde poderão ter contacto com as propostas das próximas estações e grandes tendências.

Graças á parceria do RICI com a escola de decoração Vivez Décorez podem também fazer uma visita de estudo "livre" ao salão Maison et Objet, no dia 5 de Setembro, sábado, ás 11h. Para saber mais sobre este salão com as últimas tendências mundiais em decoração, visite o seguinte site: http://www.maison-objet.com/

Para realizar estas visitas é necessário fazer o envio de um email com o pedido de reserva das respectivas entradas.

Parceria Couleur Caramel


A Academia Looking preocupa-se cada vez mais em incutir nos seus formandos a importância de cosméticos e maquilhagem natural bio, não só tendo em conta a preservação do ambiente, ao evitar o uso de químicos, mas também pelos benefícios que traz á saúde e pele de todas as pessoas que os usam. Neste sentido, a Academia Looking estabeleceu parceria com a Couleur Caramel, marca da Nature.cos, uma sociedade de cosméticos naturais e orgânicos, que se baseia em 3 pilares do desenvolvimento sustentável: Social - Meio Ambiente - Economia, para desenvolver seus produtos.
O objectivo da Nature.cos é o de gerar satisfação, através do fornecimento de produtos naturais de alta tecnologia a um preço acessível e tornar todos pessoas responsáveis no seu consumo.
Couleur Caramel é um convite à gula, mistura de uma dose saudável de activos dos quatro cantos do planeta. Todos os ingredientes em conjunto oferecem a cada mulher produtos cosméticos em perfeita harmonia com a natureza.

A Looking for Direction no evento “Barrigas de Amor”


No passado dia 28 de Junho, realizou-se mais uma edição do evento “Barrigas de Amor”, em Oeiras, no Parque dos Poetas. A Looking for Direction, marcou a sua presença e levou consigo algumas das alunas, do último curso laboral da Academia Looking, que se voluntariaram para estarem presentes e assim adquirirem maior experiência no contacto com o público, neste caso, um público muito especial, as grávidas e mães recentes. Fizeram-se vários testes das cores, conselhos vestimentares e de cabelo, conforme as questões que nos eram colocadas pelas visitantes do nosso espaço na Ilha Beleza da Grávida.
Neste dia houve grandes condicionantes climatéricas, mas ainda assim, as audiências da RTP, o número de visitantes (mais de 9.000, segundo a Polícia Municipal) e as 1.901 grávidas registadas no local, fizeram deste evento um sucesso. Neste blog podem encontrar também a gravação do directo para a RTP a partir da Ilha da Beleza da Grávida.

Aqui ficam também algumas dicas de ouro para as grávidas em termos de imagem:
· Aposte nos looks monocromáticos. Mesmo que a roupa seja mais clara (como bege ou até mesmo branco) o impacto de uma única cor alonga e, portanto, emagrece.
· O ideal é que casacos e blusas fiquem para baixo das ancas. Elas alongam o torso, fazendo a pessoa parecer mais alta. Evite o preto. Use, sim, roupas escuras. Verde-pinheiro, roxo berinjela e café podem ser tão ou mais eficientes que o preto, na medida em que conferem uma aparência mais criativa e diferenciada.
· Evite roupas grandes. O ideal é o máximo de um dedo de folga ao redor do corpo.
· Use um cabelo bonito, brincos compridos. Isso chamará atenção para a parte superior do corpo, parecendo mais alta.
· Aproveite também os cortes estilo cachecour. O nó ou laço lateral valoriza o colo e deixa a barriga proporcionalmente mais equilibrada com o restante do visual.
· Use vestidos de materiais maleáveis e leves (especialmente estilo cachecoeur). A linha transversal ao longo do corpo confunde a visão, disfarçando a barriguinha, e o tecido que cai suavemente sobre as curvas cria uma leveza no visual.
· Se não estiver muito fora do peso, aproveite a moda das leggings com blusas de malha e/ou mini-vestidos. Neste caso, excepcionalmente, o preto é bastante indicado

Open - Days Academia Looking

Informa-se todos os interessados, que a Academia Looking irá estar de portas abertas.

Lisboa - dia 14 de Julho das 14h às 18 horas, na Rua Bernardino Ribeiro nº41.
Porto – dia 21 de Julho das 14h às 18 horas, na Rua António Cândido nº60.

Aproveite o evento para esclarecer dúvidas, conhecer as instalações e falar com os formadores.

Venha conhecer o mundo fantástico da Consultoria de Imagem.
Esperamos por si!

Dress-codes nas festas de verão

O Verão já se faz sentir e com eles as continuas festas e eventos que exigem determinados dress-codes. Assim, damos aqui algumas dicas de como vestir para que a roupa não seja um problema e possa aproveitar ao máximo estas ocasiões.

Casual Chic ou Smart Casual
Tal como a expressão indica o vestuário é suposto ser chic mas não demasiado arranjado ou um informal bem pensado. Isto pressupõe coordenar uma peça mais elaborada com uma peça mais casual e aqui um dos aspectos mais importante é a mistura de materiais. Veludos com gangas ou mistura de malhas com peças de seda.

Casual Trendy ou Trendy Chic
Este dress code está directamente relacionado com as tendências seja numa forma mais casual informal ou chic elegante.
Exemplo disso pode ser, a tendência grega com vestidos drapeados, sandálias gladiador e acessórios dourados e que pode ser usado num cocktail ao final da tarde.

White Tie
Um dress code pedido em eventos de gala, em que para as senhoras é imposto o vestido comprido e para os homens o fraque, que hoje em dia já pode ser substituído por outras alternativas mais criativas mas igualmente elegantes.

Cocktail
Aqui deverá predominar o senso comum e as senhoras optarem por um vestido com bainha pelo joelho e os homens por um fato completo sem gravata ou um blazer diferente das calças.

Casamentos
As senhoras devem optar por vestidos por altura do joelho se for um casamento durante o dia, e colocarem uma capelina para compor o coordenado, vestidos compridos só se devem usar se o casamento se realizar à noite. Evitar as cores branco e preto, nenhuma delas é apropriada, porque não optar antes pelo azul marinho ou azul forte e conjugar com acessórios prateados. Para os homens fatos completos e que estejam a combinar ou pelo menos em harmonia com o vestido da acompanhante.

Festas discoteca
Recorrer ao casual chic ou Casual Trendy, a dica da net à porter é o de usar vestidos justos em cores fortes, o vestido deve ser a estrela e os acessórios mais simples, combinar o vestido com um blazer neutro. O rock chique ou rock glam é outro estilo que é aposta do Net e a Porter com recurso a tachas e o uso do preto.